• O ato de cuidar é exigente;
    implica conhecimentos, competências e estratégias. E implica amor

Ações de Informação e Sensibilização

Procuramos com estas ações informar a comunidade em geral sobre a problemática e as diversas temáticas relacionadas, dando a conhecer, por exemplo, sinais e sintomas, fases da doença, formas de prevenção, diretrizes de acompanhamento e recursos comunitários disponíveis. Para além da contribuição para o aumento da literacia em saúde, pretendemos com estas ações a redução do estigma social a que as pessoas com demência e seus cuidadores estão frequentemente sujeitos.

 

Nestas ações, contemplam-se a participação em encontros, a organização de congressos e fóruns de discussão, o envolvimento na comunidade escolar, entre outros eventos que acontecem mediante solicitação das instituições e comunidades interessadas.

Dramatização do conto Infantil “O pequeno Elefante Memo”

O presente projeto tem como inspiração o livro infantil “O Pequeno elefante Memo” (2007) da autoria de Paula Guimarães. A história desenrola-se em torno de duas personagens centrais: o pequeno elefante Memo e a avó Kelembra. Retrata a importância da compreensão e do amor no relacionamento entre a família e os mais velhos a que a ela pertencem, nomeadamente, aqueles que apresentam os primeiros sinais de esquecimento. Com a dramatização deste conto, pretende-se sensibilizar as crianças para os défices cognitivos que a velhice, muitas vezes, em forma de demência, provocam nos séniores. Destaca-se, ainda, o valor pelo respeito aos mais velhos.

A implementação deste projeto surge do cruzamento de sinergias entre os parceiros da CSIF (Santa Maria Maior e Monserrate e Meadela). Os dinamizadores desta atividade foram a HOPE! e a Biblioteca da Abilheira em representação do Agrupamento de Escolas da Abelheira, que contaram com o apoio da Escola Superior de Educação, a Casa dos Rapazes e as Associações de Pais deste agrupamento de escolas.

Entre Abril e Maio de 2015, foram realizadas 14 sessões, em cinco escolas primárias e jardins de infância pertencentes a este agrupamento. Esta atividade envolveu 701 alunos, 657 avós, 23 professores, 10 educadores de infância.