1º Encontro Nacional de Cuidadores de Pessoas com Demência

22 Junho, 2016

Na sequência do desafio lançado pela Eurodeputada e Vice-presidente da Alzheimer Europe Marisa Matias, aconteceu no passado dia 18 de junho, em Lisboa, por iniciativa da Delegação do Bloco de Esquerda no Grupo Parlamentar GUE/NGL (Esquerda Unitária /Esquerda Verde Nórdica) do Parlamento Europeu, o 1º Encontro Nacional de Cuidadores Informais de Alzheimer e Demências Similares. A HOPE! esteve com alguns dos seus voluntários e participantes do Café Memória no que, tal como se antevia, foi um dia carregado de emoção, de partilha e de esperança.

 

Houve tempo para se abordarem questões importantes, preocupantes e transversais a todos os cuidadores e a todos os que vivem diariamente com demência, e para as quais a resposta urge, e houve espaço para partilha de sentimentos e de experiências, para convívio e suporte mútuo, para catarse e renovação de energias.

 

Efetivamente, num dia com importantes testemunhos de técnicos e decisores políticos e de partilha de boas práticas por agentes do terreno, o palco foi das pessoas com demência e dos seus cuidadores e familiares.

 

Voltamos a casa com a certeza de que impera a definição rápida de uma estratégia global e efetiva na resposta a este grande desafio e que ela passa, obrigatoriamente, pela implementação de um Plano Nacional para as Demências e pela definição do Estatuto do Cuidador, mas também de que o caminho, sendo longo, já começou a ser percorrido, e devemos continuar, agora, com esperança renovada.

 

À organização, o nosso bem-haja pela iniciativa!