1º Encontro Temático do Vetor Idosos da Rede Social de Barcelos

23 junho, 2016

 

"O ato de cuidar é exigente; implica conhecimentos,

competências e estratégias. E implica amor.

 

     Cuidar de alguém com demência é exigente e requer conhecimentos adequados, específicos e especializados, que permitam ao cuidador lidar de forma competente, assertiva e feliz com os desafios diários associados aos cuidados.

 

     A qualidade de vida da pessoa com demência está intimamente ligada à forma como é cuidada. Assim, uma das formas de contribuir para maximizar o bem-estar e qualidade de vida da pessoa com demência é a prestação de cuidados de qualidade, individualizados e de acordo com as suas necessidades.

 

     No passado dia 20 de junho estivemos na Associação Galo Novo, a ajudar a responder a esta necessidade sentida pelos técnicos das Instituições Sociais de Barcelos, no Encontro Temático do Vetor Idosos da Rede Social de Barcelos, num painel dedicado aos Cuidados na Demência e a dividir mesa com o professor António Fonseca, da Universidade Católica Portuguesa no Porto. A nossa intervenção focou-se na Abordagem Centrada na Pessoa com Demência e em Estratégias de Facilitação de Comunicação.

 

     Com a progressão da demência, o impacto no cuidador vai-se acentuando, sendo cada vez maior o nível da sobrecarga física e emocional, associado também à carga de sofrimento pelo facto de alguém querido ser alvo de uma situação tão incapacitante. À tarefa de cuidar, surgem normalmente associadas reações emocionais como a negação, raiva e revolta, culpa, aceitação e envolvimento excessivo, assim como frequentes problemas de saúde. Por isso, o stress emocional é apontado como uma das consequências mais marcantes associadas ao cuidado da pessoa com demência, com efeitos adversos no bem-estar dos cuidadores comprometendo a qualidade dos cuidados prestados.

    

     Por isto e porque todos na sala eram elementos de referência de cuidadores, quer profissionais quer familiares, houve também espaço para a partilha de respostas de alívio, com especial enfoque no Projeto Café Memória, iniciativa da Associação Alzheimer Portugal e da empresa SONAE Sierra, de que a HOPE! é promotora local em Viana do Castelo em parceria com a Câmara Municipal de Viana do Castelo e que tem a sua 15ª sessão no próximo sábado, dia 25 de junho, às 9h no restaurante Camelo do Estação Viana Shopping. A entrada é livre e não carece de inscrição prévia.