Assinado Protocolo para lançamento da Rede CUIDADORES + PERTO

21 setembro, 2016

De forma a assinalar o Dia Mundial da Pessoa com Alzheimer, foi hoje assinado, numa sessão intitulada "Cuidamos Juntos", o protocolo de colaboração para o desenvolvimento de mais um projeto de intervenção comunitária – a Rede CUIDADORES + PERTO.

 

A Rede CUIDADORES + PERTO, de capacitação e suporte de cuidadores de pessoas com demência, é uma iniciativa da HOPE! Respostas Sociais, em parceria com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, a Associação Alzheimer Portugal e a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

 

O projeto pretende contribuir para a qualidade de vida e redução do isolamento social dos cuidadores de pessoas com demência, através da dinamização de Grupos de Intervenção Psicoeducativa e de Grupos de Suporte e a criação e mediação de uma Rede de Proximidade, numa lógica de apadrinhamento de cuidadores por cuidadores mais experientes.

Para que todos os cuidadores possam participar, o projeto conta com uma equipa de voluntários que dinamiza em simultâneo Atividades Ocupacionais direcionadas às pessoas com demência, permitindo que mesmo os cuidadores com menos retaguarda familiar possam usufruir das diferentes respostas.

 

Os mais recentes dados epidemiológicos da Alzheimer Europe apontam para a existência de 182.526 pessoas com demência em Portugal, estimando-se que estes números tripliquem nos próximos 30 anos, sendo a Doença de Alzheimer, ainda sem cura, a forma de demência mais prevalente.

Em Portugal a grande maioria dos cuidados a pessoas com demência, cerca de 80% segundo a Plataforma Saúde em Diálogo, são prestados por familiares e sabe-se que cuidar de uma pessoa com demência é uma tarefa mais exigente e acarreta maior sobrecarga, quando comparada com a prestação de cuidados a um idoso dependente, sem demência. Esta realidade coloca desafios importantes a todos os sistemas de cuidados de saúde e sociais, já que as demências têm, reconhecidamente, fortes impactos sociais e económicos, tendo em conta as diferentes exigências ao longo do seu percurso e a necessidade de garantir apoio e formação aos cuidadores familiares e profissionais.

 

O evento contou ainda com a intervenção da Drª Sandra Perdigão, médica neurologista no Hospital de Santa Luzia da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, e com o testemunho de cuidadores presentes.

 

Em Viana do Castelo, o primeiro Grupo de Intervenção Psicoeducativa, onde os cuidadores poderão desenvolver e solidificar conhecimentos e competências que apoiem e facilitem a tarefa de cuidar, arranca já no próximo dia 15 de outubro e as sessões decorrerão sempre no primeiro e terceiro sábados de cada mês, entre as 15h e as 17h. Apesar de a participação ser gratuita para os cuidadores é obrigatória a inscrição prévia, até ao próprio dia 15, junto dos contactos do projeto.

 

Com o objetivo de criar uma efetiva rede de proximidade, o projeto pretende expandir-se rapidamente a outros concelhos e cidades, através de núcleos de apoio locais que dinamizem grupos psicoeducativos, grupos de suporte e ações de informação comunitárias, particularmente em regiões mais isoladas ou menos apoiadas, e conta já com lançamento agendado para outubro de um núcleo em Vila Praia de Âncora, concelho de Caminha.