• Saber mais, Cuidar melhor
    Saber mais, Cuidar melhor
    O ato de cuidar é exigente; implica conhecimentos, competências e estratégias. E implica amor.

Saber mais, Cuidar melhor!

 

Uma das formas de contribuir para maximizar o bem-estar e a qualidade de vida da pessoa com demência é a prestação de cuidados especializados e individualizados. Uma das formas de maximizar o bem-estar e a qualidade de vida de quem cuida de alguém com demência é nutri-la de estratégias e conhecimentos adaptados e validados. Ambos requerem formação especializada.

O plano de formação “Saber mais, cuidar melhor” inclui ações de formação certificadas, que pretendem contribuir para a aquisição de um saber especializado e para o desenvolvimento de competências inerentes à exigência e especificidade do cuidar a pessoa com demência.

Os momentos formativos constituem uma abordagem conceptual e prática de diferentes aspetos relacionados com a compreensão do fenómeno e do seu impacto na pessoa e naqueles que a rodeiam.

Com a integração de novos conhecimentos, pretende-se que o familiar e o cuidador, formal ou informal, seja capaz de maximizar a eficácia e a qualidade das funções que desempenha, de desenvolver estratégias de coping que lhe permitam lidar com o stress e o burnout a que possa estar sujeito e maximizar a autonomia e o bem-estar daquele de quem cuida.

 

 

Com a aprovação de candidaturas ao Programa Operacional de Inclusão Social e Emprego, conseguimos desde 2016 contribuir para o desenvolvimento de conhecimentos e competências de cuidados especializados de forma gratuita e certificada, tendo até ao momento dinamizado mais de 30 mil horas de formação especializada para profissionais e cuidadores de pessoas com demência, certificando mais de 1300 profissionais numa prática consciente, compreensiva e humanizada.

Formação modular certificada, direcionada particularmente a prestadores de cuidados formais ou instituições de apoio a séniores, desenvolvida em contexto de sala ou laboral e de acompanhamento de práticas para que de facto se perspetivem a mudança e melhoria dos cuidados prestados, num plano formativo feito à medida, ou através do desenvolvimento de ações de formação modular cofinanciadas pelo POISE.

Curso com a duração de 8h, que promove um percurso transversal ao longo dos conhecimentos e competências inerentes à prestação de cuidados de alguém com demência, direcionado a dirigentes de respostas direcionadas para seniores, cuidadores profissionais, cuidadores familiares, estudantes que pretendam desenvolver competências de intervenção com pessoas com demência e interessados pela área.

 

Conteúdos programáticos:

 

Envelhecimento e demência

Abordagem centrada na pessoa com demência

   Estratégias de intervenção e de comunicação | Estimulação e ocupação

   Adaptação do ambiente envolvente: promoção de um ambiente seguro e capacitador

Direitos da pessoa com demência e aspetos éticos da prestação de cuidados

Momentos formativos temáticos, curtos e com uma forte componente prática, destinados particularmente a cuidadores não formais ou comunidade em geral. Os temas são variados e podem ser desenvolvidos de forma isolada ou integrados num ciclo de workshops.


Temas possíveis:

 

    • Envelhecimento e demência: envelhecimento patológico, formas e características das demências

    • Abordagem centrada na pessoa

    • Intervenção farmacológica na demência

    • Cuidados no dia-a-dia: atividades da vida diária

    • Cuidar da pessoa com alterações de comportamento

    • Direitos da pessoa com demência: aspectos jurídicos

    • Comunicação e relações interpessoais

    • Alimentação e nutrição na demência

    • Ocupação, estimulação e bem-estar

    • Adaptação do ambiente envolvente: promoção de um ambiente positivo, seguro e capacitador

    • Cuidar da pessoa com dependência física

    • Bem-estar emocional do cuidador: coping e alívio

    • Recursos e Respostas Sociais