Café Memória de Viana do Castelo assinala um ano de atividade
O Café Memória é um local de encontro de pessoas com problemas de memória ou demência e respetivos familiares e cuidadores, para partilha de experiências e suporte mútuo.
Tem como missão contribuir para a melhoria da qualidade de vida e redução do isolamento social em que muitas vezes as pessoas com demência e os seus familiares se encontram e pretende, ainda, sensibilizar a comunidade para a problemática das demências e envolvê-la na prossecução dos seus objetivos, nomeadamente, através da prática de voluntariado.
O Café Memória de Viana do Castelo comemorou no passado dia 28 de novembro um ano de existência, resultado da parceria entre a HOPE! Respostas Sociais e o Município de Viana do Castelo e as entidades promotoras do projeto a nível nacional, Alzheimer Portugal e Sonae Sierra. A realização das sessões em Viana conta ainda com o apoio do Estação Viana Shoping, do restaurante Camelo e das empresas Delta Cafés e Delta Gourmet.
Ao quarto sábado de cada mês, às 9h da manhã, uma equipa de voluntários recebe calorosamente no restaurante Camelo do Estação Viana Shopping os participantes das sessões para um momento de partilha e de alívio. Durante este ano, foram os mais diversos profissionais que passaram por este espaço para informar, esclarecer e apoiar. Desde os neurologistas Dra. Élia Baeta e Prof. Dr. Alexandre Castro Caldas, à jurista Dra. Mª Rosário Zincke dos Reis, a neuropsicólogos, psicomotricistas, nutricionistas, terapeutas ocupacionais e ainda profissionais das áreas das artes.
No seu primeiro ano de atividade, o projeto contou com 185 participações, 24 convidados e 28 voluntários que asseguraram o seu desenvolvimento pela dedicação de um total de 460 horas de voluntariado. O testemunho de um dos voluntários ajuda-nos a perceber melhor a sua envolvência com o projeto:
“Quando abracei este projeto, foi com o intuito de dar. Mas hoje, posso dizer-vos que é mais o que levo do que o que deixo”
Mas são, sem margem de dúvida, os testemunhos dos participantes que melhor demonstram a sua importância e pertinência, servindo de alento para todos os que o mantêm e fazem crer que mais do que necessário é um projeto com valor:
“O Café Memória tem-me ajudado a saber lidar melhor com a doença. Às vezes aprendo estratégias, outras, esclareço dúvidas ou acalmo medos”
“O projeto Café Memória marcou o começo de uma nova vida… conheci pessoas (...) grandes amigas e aprendi muito. Estou muito agradecida”
Para a equipa coordenadora do projeto a nível local, a comemoração de um ano de existência é a expressão viva de que este projeto é uma mais-valia para todos os que dele fazem parte:
“Em todas as sessões, a cada partilha, sentimos o desgaste dos cuidadores, a necessidade de informação e de suporte e os medos dos que começam a sentir as primeiras falhas de memória... temos consciência de que algumas horas por mês é muito pouco, mas ainda assim, sentimos que o nosso objetivo é cumprido a cada sessão e estamos certos de que fazem a diferença na vida de muitas pessoas”
A participação no Café Memória é livre e não há lugar a qualquer pagamento ou inscrição prévia – basta aparecer, nos quartos sábados de cada mês, às 9h.