Rede CUIDADORES + PERTO chega a Caminha

31 janeiro, 2017

A Rede CUIDADORES + PERTO, de capacitação e suporte de cuidadores de pessoas com demência, iniciativa da HOPE! Respostas Sociais em parceria com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, a Associação Alzheimer Portugal e a Escola Superior de Saúde do IPVC, a funcionar em Viana do Castelo desde outubro de 2016, chega agora a Caminha, mediante protocolo de parceria assinado com o Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora e com o apoio da Câmara Municipal de Caminha.

O Núcleo de Caminha funcionará no primeiro e terceiro sábados de cada mês, entre as 9h30 e as 11h30 em Vila Praia de Âncora e tem a sua primeira sessão agendada para dia 18 de fevereiro, sendo a participação no projeto gratuita para os cuidadores de pessoas com demência e respetivos familiares.

 

O projeto pretende contribuir para a qualidade de vida e redução do isolamento social dos cuidadores de pessoas com demência, através da dinamização de Grupos de Intervenção Psicoeducativa e de Grupos de Suporte e a criação e mediação de uma Rede de Proximidade, numa lógica de apadrinhamento de cuidadores por cuidadores mais experientes. Para que todos os cuidadores possam participar, o projeto conta com uma equipa de voluntários que dinamiza em simultâneo Atividades Ocupacionais direcionadas às pessoas com demência, permitindo que mesmo os cuidadores com menos retaguarda familiar possam usufruir das diferentes respostas.

  

O evento de lançamento, no próximo dia 11 de fevereiro de 2017, às 15h30, no Auditório do Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora contará, para além da apresentação do projeto, com a intervenção da Drª Sandra Perdigão, médica neurologista no Hospital de Santa Luzia da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, e com a dramatização da história “O Pequeno Elefante Memo”, conto infantil que explica a demência aos mais pequenos, pelos idosos e crianças das valências do Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora. O encerramento da sessão ficará a cargo do Presidente da Direção do CSCVPA, enquanto entidade promotora local do projeto.

 

A participação é livre e não carece de inscrição prévia.