Custo e Carga da Doença de Alzheimer em Portugal
Em parceria com a Biogen Portugal, a Alzheimer Portugal realizou ontem, dia 28 de setembro, uma Reunião Debate sobre os resultados do estudo Custo e Carga da Doença de Alzheimer em Portugal, conduzido pelo Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência, da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.
O estudo conclui que a Doença de Alzheimer foi responsável por 7% dos anos perdidos por morte prematura em Portugal Continental em 2018 em pessoas com 65 ou mais anos de idade, com custos associados que representam cerca de 1% do PIB nacional.
Os resultados deste importante estudo reforçam, refere a Prof. Isabel Santana no comunicado de divulgação do estudo, não só “a necessidade de se refletir sobre o papel do cuidador informal e a importância de ter estratégias e políticas públicas que garantam a proteção social e financeira” de quem cuida, mas também a importância de se investir “na investigação científica e no desenvolvimento de tratamentos capazes de prolongar a qualidade de vida” de quem vive com demência.
O evento de debate sobre o estudo pode ser assistido aqui: https://www.youtube.com/watch?v=i9IMMAVSVZg