Memórias do Bairro – a celebração de um projeto feito de Histórias de Vida, Direitos e Pessoas

30 janeiro, 2024

Foi numa sessão de celebração, realizada na passada sexta-feira, dia 26 de Janeiro, na Casa da Juventude de Esposende, que encerramos o projeto Memórias do Bairro. Um projeto que envolveu mais de 200 pessoas mais velhas, das quais mais de 40 com diagnóstico de demência confirmado, 49 crianças, 56 profissionais e 11 IPSS de Esposende em mais de 80 ações realizadas, que resultaram na co-construção de 9 Cartas de Direitos e 7 livros com 105 Histórias de Vida de pessoas mais velhas e/ou com demência integradas em respostas sociais das instituições do município.

Nesta sessão de encerramento, tivemos como convidadas especiais as pessoas que fizeram este projeto, as pessoas mais velhas das IPSS do município, que na primeira pessoa, partilharam os seus testemunhos sobre o impacto que este projeto teve nas suas vidas quer a nível pessoal, quer a nível institucional e de interação com outras pessoas e qual a importância que teve para cada uma das pessoas a partilha e materialização da sua história de vida. Foram ainda ouvidas as equipas técnicas das IPSS que partilharam a importância da construção das Cartas de Direitos e dos Livros de Histórias de Vida e de que forma isto e a formação específica desenvolvida, contribuíram para a melhoria dos cuidados que prestam nas instituições onde trabalham.

Uma sessão onde a partilha e as emoções foram o ingrediente principal, e onde foram ainda entregues certificados de participação às IPSS envolvidas no projeto, reconhecendo-as como “casas para todas as pessoas, onde o bem-estar e os direitos fundamentais são o mais importante quando falamos na prestação de cuidados”.

 

O projeto Memórias do Bairro foi co-financiado pelos EEA Grants Portugal, geridos pela Fundação Calouste Gulbenkian em consórcio com a Fundação Bissaya Barreto, e promovido pela HOPE! Respostas Sociais que contou, uma vez mais, com o apoio fundamental da Câmara Municipal de Esposende, como entidade parceira.