Memórias do Bairro – 2ªEdição, Histórias de Vida, Direitos e Pessoas
Foi numa sessão sobre direitos e sobre pessoas, sobre respeito e sobre amor e envolta de espírito de união e curiosidade comunitária, que apresentamos à comunidade, no passado dia 18 de julho, a 2ª edição do projeto Memórias do Bairro, na Casa da Juventude de Esposende.
Ao nosso lado, pudemos contar com a advogada Rita Araújo, que com a sua vasta experiência, descreveu as etapas e desafios inerentes ao processo do Regime de Maior Acompanhado, enaltecendo a importância do desenvolvimento do mesmo, com foco na garantia do bem-estar, recuperação e exercício dos direitos da pessoa “acompanhada” e na preservação da autonomia que a pessoa, ainda, dispõe promovendo, sempre que possível, o aumento da mesma. Também a nós se juntou Augo Knoke, que no seu papel de cuidador, nos ensinou a ver sempre o melhor das pessoas e a tirar partido dos aspetos positivos de todas as situações desafiantes do dia-a-dia, de quem vive ou cuida de alguém com demência.
E porque cada um de nós tem um papel fundamental na promoção do respeito e proteção dos direitos de todas as pessoas, convidamos as pessoas presentes à reflexão, através da participação ativa numa dinâmica desenvolvida pela equipa da HOPE! Respostas Sociais, sobre os direitos que são verdadeiramente importantes para cada um de nós e o significado que os mesmos podem ter independentemente da condição ou contexto em que nos possamos vir a encontrar no futuro.
Esta 2ª edição do Memórias do Bairro é cofinanciada pelos EEA Grants Portugal, geridos pela Fundação Calouste Gulbenkian em consórcio com a Fundação Bissaya Barreto, e promovida pela HOPE! Respostas Sociais que conta, mais uma vez, com o apoio fundamental da Câmara Municipal de Esposende, como entidade parceira.