Memórias do Bairro desconstrói a demência com as crianças, através de atividades lúdicas
A convite da Escola da Guilheta, na freguesia de Antas em Esposende, o Memórias do Bairro dinamizou, no passado dia 23 de Novembro, duas sessões de sensibilização sobre a demência, dirigidas às crianças do Jardim de Infância e do Ensino Básico e onde participaram mais de 45 crianças.
Nestas sessões foi explicado, através do recurso à representação visual do cérebro humano, de uma história infantil e de um jogo de tabuleiro, o que acontece no cérebro de uma pessoa que é afetada por uma doença que provoca a demência. Em conjunto, compreendemos que a pessoa com demência continua a ser a mesma pessoa, com os mesmos gostos, as mesmas preferências, que cada um de nós, pode ajudá-la no seu dia-a-dia, contribuindo para a melhoria da sua independência, bem-estar e qualidade de vida, e que os afetos e os sentimentos devem ser cultivados todos os dias, pois nunca se perdem!
O Memórias do Bairro é cofinanciado pelos EEA Grants Portugal, geridos pela Fundação Calouste Gulbenkian em consórcio com a Fundação Bissaya Barreto, e promovido pela HOPE! Respostas Sociais com o apoio do Município de Esposende.