Relatório Alzheimer Mediterrâneo

22 setembro, 2016

Foi ontem publicado, simbolicamente, o 1º Relatório de Alzheimer do Mediterrâneo, fonte da colaboração entre a Associação Monegasca e outras organizações da Aliança Alzheimer do Mediterrâneo. 

 

Com esta publicação, pretende-se contribuir para uma efetiva avaliação das necessidades relacionadas com a doença de Alzheimer e outras demências e diagnosticar os desafios de âmbito clínico e social na região do Mediterrâneo, de forma a adequar as políticas vigentes e atuar adequadamente na prevenção e tratamento atempado. Para além disso, o relatório apresenta recomendações internacionais de forma a prestar melhores cuidados às pessoas com doença de Alzheimer ou outras demências.

 

Não obstante, aponta questões preocupantes como o acréscimo acentuado do número de pessoas com doença de Alzheimer na região, o facto de não ser considerado como prioridade de intervenção, a falta de informação acerca do impacto financeiro, a realidade do diagnóstico tardio, rede de suporte familiar insuficientes, a existência de respostas não específicas, a falta de formação adequada dos profissionais de saúde, desigualdade na acessibilidade aos cuidados médicos, a pouca investigação desenvolvida na área, a diminuta literacia em saúde e proliferação de mitos e a necessidade acrescida de responder às questões jurídicas e éticas que se impõem. 

 

De forma a responder a estas preocupações, os países abrangentes são desafiados a desenvolver um plano nacional adaptado às pessoas com doença de Alzheimer e outras demências e aos seus cuidadores, com financiamento específico e de longa duração.

 

Consulte aqui a versão em inglês do Relatório: http://ampa-monaco.com/files/MAA_Rapport_GB_web_sml.pdf