Rumo a uma comunidade mais amiga das pessoas com demência

20 novembro, 2021

"Memórias do Bairro" e "Cuidar de Quem Cuida" unem-se para melhorar a comunicação e relação com pessoas com demência

A equipa dinamizadora do projeto Memórias do Bairro, no passado dia 20 de novembro, a convite do Projeto Cuidar de Quem Cuida Esposende, colaborou na dinamização de uma das sessões do programa psicoeducativo dirigido a cuidadores/as de pessoas com demência, que decorreu na Casa da Juventude de Esposende.

O Enfermeiro Luís Durães abordou a importância da comunicação, especialmente quando cuidamos ou nos relacionamos com uma pessoa com demência, assumindo-a como elemento fundamental para mantermos relações saudáveis.

À medida que a demência evolui, a pessoa com demência pode experienciar uma perda gradual da sua capacidade de comunicar da forma que estava habituada a fazer, conduzindo, muitas vezes, a sentimentos de frustração e desânimo, potenciados pela maior dificuldade de se expressar com clareza e de compreender o que os outros lhe tentam dizer. Falamos, por isto, sobre a importância de colocarmos a pessoa com demência no centro da nossa comunicação, sobre como comunicamos para além das palavras e de como podemos comunicar melhor com alguém com demência.

Comprometidos com a missão de transformar Esposende numa cidade mais amiga das pessoas com demência, terminamos este dia de partilha, dirigido a cuidadores/as de pessoas com demência, a partilhar os ingredientes essenciais para cuidarmos melhor das pessoas com demência: respeito, compreensão e amor.